RENOVAMENTES

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Primeiros passos para o Artigo

Oi pessoas e fala galera do grupo e do inter!!
Ufa!! Ainda bem que acabou a pesquisa referencial teória e o PDP. rs Que alívio!! rs
Mais pena que esse alívio não durou muito!! rs Porque na semana depois das entregas começamos com a produção de outro trabalho: o Artigo Científico.
E hoje o assunto não poderia ser diferente. Tivemos o atendimento em grupo e mais orientação dos professores para a elaboração do artigo.
Agora vamos passar essa semana também focados na produção do artigo, já que deverá ser entregue na próxima aula.
Não deixamos as animações de lado, pelo contrário, mais essa semana vamos dar mais atenção para o artigo.
Um beijo para todos e até mais!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pesquisa Referencial Teórica e PDP

Olá galera !!
A semana passou e continuamos aqui firmes e fortes !! rs
Depois de mais uma semana dando continuidade ao inter, hoje entregamos a versão final da pesquisa referencial teórica bem como do PDP, com todas as correções feitas.
Também aproveitamos e fizemos algumas mudanças nos roteiros das duas versões dos storyboards, e focamos na criação dos personagens, atribuindo-lhes características próprias bem como na composição dos cenários.
E por fim hoje tivemos as apresentações dos nossos professores do inter sobre a composição da primeira versão do Artigo Científico que teremos que fazer.
E que os dias venham porque a produção de trabalho passou a aumentar !!
Até mais gente !! Beijos !!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Construtivismo Russo

O Construtivismo foi uma corrente artística de vanguarda inicialmente influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo. Se relacionava aos novos materiais e tecnologia, tendo influenciado artistas na Europa, especialmente na Alemanha, na escola Bauhaus de Arquitetura e Arte Aplicada, que valorizava a arte de projetar – edifícios, móveis, produtos, etc. – valorizando a simplificação e a unidade entre forma e função.

Teve início a partir do “Manifesto Realista” definido pelo escultor Naum Gabo, era dirigido a artistas, escultores, pintores, músicos, enfim a todos que tinham na arte sua fonte de exaltação e razão de suas palavras e ações.

Gabo sentiu que vivia uma época de profundas transformações na cultura e na civilização e se perguntava o que a arte traria para aquela nova era que se iniciava. Ele sabia que os Cubistas e os Futuristas tentaram tirar as Artes Visuais do passado, mas não conseguiram realizar os ideais de reconstrução e reedificação que a Revolução desejava. Os Cubistas apenas simplificaram a técnicas representativas, enquanto que os Futuristas fizeram alarde, belos discursos, mas usavam rótulos já gastos, como “patriotismo”, “militarismo”, etc.

O autor tinha como base a questão do tempo e espaço serem as únicas verdades sobre as quais a vida é construída e, consequentemente, que a arte também deveria ser assim construída. A realização da percepção do mundo deve ser o único objetivo das artes plásticas e da pintura. As obras de arte deveriam ser construídas como o engenheiro constrói pontes e o matemático suas fórmulas: com olhar preciso e espírito correto.

Naum Gabo define então os princípios básicos da nova técnica construtiva: renuncia a cor como elemento essencial da pintura, renuncia o valor descritivo das linhas, renuncia o volume e afirma a profundidade, renuncia a massa e afirma o espaço e principalmente renuncia a arte estática, imóvel e afirma um novo elemento, os ritmos cinéticos. Para ele a arte deve estar onde quer que a vida esteja atuando e fluindo: no trabalho, no banco, no laser, nas férias, em casa ou fora dela, em todo lugar, para que a chama da vida na se apague na humanidade. Não questiona nem analisa o passado nem o futuro, que são vistos como um sonho romântico. É preciso viver o Hoje. O dia presente deve ser o objetivo e o objeto da arte.

Depois da Revolução Bolchevique de 1917, os artistas construtivistas ganharam poder político e isso causou um desacordo entre aqueles interessados numa arte pessoal e aqueles ocupados em fazer um design utilitário para as massas. Por essa razão alguns deles como Naum Gabo, Pevsner, o pintor Vassily Kandinsky e outros deixaram a União Soviética; alguns foram para a Alemanha, para a escola Bauhaus de arte e design, assegurando a expansão dos princípios do Construtivismo através da Europa e mais tarde nos Estados Unidos.

O Construtivismo marcou o início de uma nova era. Em 1925, o Comitê Central do Partido Comunista saiu contra a abstração; em 1932 todos os grupos culturais foram dispersados, e em 1934 um novo estilo de propaganda do realismo social se tornou a única abordagem artística oficial da União Soviética.

O que é isso mãe Russia? (3)



Revolução Russa no Nerdcast

O Nerdcast é um famoso (e ótimo) podcast brasileiro no comando de Alexandre Ottoni (o Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal, o anão).

O tema do programa 202 foi justamente sobre a Revolução Russa, portanto para todos aqueles que tiverem interesse (ou não), segue o link para ouvir o NERDCAST 202 – Montanhas, roletas e revoluções russas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PDP - Cores e Linguagens Técnicas

Galera, últimas páginas do PDP.
Lembrando que está é só a primeira versão.

'Paleta de Cores' e 'Processos e Linguagens Técnicas'

Clique nas imagens para ampliar.















Na Paleta de Cores nos valemos das fotografias de Rodchenko para as escalas de preto e branco e de seus cartazes nas demais cores.

Na segunda imagem, em 'Processos e Linguagens Técnicas' estão os passos para criar as animações, assim como os softwares que pretendemos utilizar para desenvolve-las.

Do PDP é isso, em breve os StoryBoards e os Roteiros.

Abraço, até mais

terça-feira, 13 de abril de 2010

PDP - Iconografia e Tipografia

Pessoal, mais duas telas do PDP.

'Levantamento Tipográfico' e 'Levantamento Iconográfico'

Clique nas imagens para ampliar.
















Para a Tipografia escolhemos duas famílias de traços fortes, sem muitos ornamentos, elas são a 'Impact' e a 'Agency FB'. Algo muito defendido no início do século XX, não só por Rodchenko, mais pelo Construtivismo em geral, era a utilização da forma e na qual nos baseamos para a escolha das tipografias.

Veja na segunda imagem o levantamento iconográfico. Perceba que a utilização da forma é algo marcante nas composições de Rodchenko, assim como a variação de ângulos em suas fotografias.

PDP - Título e Conceito

E ae galera, tudo numa boa !?

Como o Danilo falou, semana passada, dia 05/04 fizemos as entregas das primeiras versões do PDP e Pesquisa Teórica.
Para facilitar, em vez de disponilizar o arquivo para Download, iremos postar as telas do PDP de duas em duas.

As primeiras são 'Título do Trabalho' e 'Conceito de Criação'.

Clique nas imagens para ampliar.















Como ja é, acredito, de conhecimento de todos o Título do trabalho é 'Renovamentes', veja na primeira imagem o por que da escolha. No mais as imagens são auto-explicativas...deêm uma olhada.

*Obs.: Só pra lembrar, essa é a primeira versão, ainda faltam os StoryBoards e os Roteiros. Também conversamos com os professores, e houve algumas refações.

Em breve, mais telas do PDP por aqui...Abraços

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Orientação da primeira versão

Olá galera!
Realizada a entrega dos trabalhos teóricos, ontem tivemos a orientação dos professores do inter a respeito dos mesmos.
A primeira versão da pesquisa referencial teórica e o PDP foram aprovados, porém algumas correções serão feitas. E as duas versões dos storyboards e roteiros também foram aprovados.
Agora iremos dar continuidade aos trabalhos teóricos, fazendo as devidas correções e acrescentando material.
Já em relação aos storyboards iremos mudar alguns detalhes dos roteiros para podermos pensar nas criações dos personagens.
E assim vai mais uma semana de trabalho pela frente...
Beijos!

O que é isso mãe Russia? (2)



sábado, 10 de abril de 2010

O que é isso mãe Russia?



segunda-feira, 5 de abril de 2010

A primeira versão a gente nunca esquece.

Pois é, chegamos a primeira entrega do trabalho teórico e PDP.

Tudo formatadinho, desenhadinho, cd encapadinho, tudo em seus miiiiiiiiiiinimos detalhes resolvidos.

Agora é só esperar uma semana e aguardar as refações.

['s]

domingo, 4 de abril de 2010

Sobre a russia

A Russia é um pais no qual desde crianças ouvimos falar, porém, pouco sabemos sobre a cultura, geografia, religião e outros aspectos.

Por isso segue o link da Wikipédia sobre a Russia.

Aproveitem.

Russia na Wikipédia

sábado, 3 de abril de 2010

PDP e Pesquisa Teórica

Fala galera,

Nesta segunda, 5 de abril, temos a entrega das primeiras versões da Pesquisa Teórica e do PDP (Proposta de Desenvolvimento Projetual) pela frente, já passamos uma idéia de qual seria a linha criativa para os professores que o avaliaram bem.

Em breve postaremos as primeiras versões dos storyboards e roteiros que já estão para sair do forno.

Até

Fotos de Rodchenko

Fala pessoal,

Feito as devidas apresentações, vamos continuar com o blog.
Nesse post fizemos uma seleção de imagens do Rodchenko:



Observem que ele abusava de diferentes ângulos em suas fotografias, e isso não foi avulso, Rodchenko queria despertar uma nova visão de mundo em seus interlocutores e instiga-los ao questionamento a cerca do que viam. Isso muito tinha a ver com o cenário político da época, período da revolução Russa no início do Século XX.

É justamente esses aspectos do trabalho fotográfico de Rodchenko que iremos explorar em nossas animações, ângulos diferenciados de câmera e a utilização da forma, algo também muito utilizado por ele.

Como resultado final queremos que ao ver as animações o espectador saia do papel passivo e se questione acerca da situação proposta...é isso, vamos trabalhar !

Biografia

Em 1914, Alexander Rodchenko (1891-1956) encontrou quem seria sua companheira por toda a vida, Varvara Stepanova (1894-1958), artista.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Rodchenko, o fotógrafo

Foi nos anos 20 que Rodchenko iniciou seu trabalho mais consistente com a fotografia. Diversos temas foram abordados nas suas imagens, desde seus colegas artistas (incluindo inúmeros retratos utilizados em capas de livros, cartazes de exposições, etc.) até grandes eventos esportivos promovidos pelo Estado soviético nos anos 30. Mas apesar das temáticas variadas, o estilo de Rodchenko demonstra algumas constantes: ângulos inusitados, formas em evidência e a utilização de figuras do dia-a-dia para compor as fotografias.
Grande parte do seu trabalho fotográfico explorava os efeitos das linhas de perspectiva convergentes, mostrando pessoas, edifícios e árvores de alturas e ângulos invulgares. Sua fotografia era socialmente inovadora e oposta ao retrato estético da época. Fotografou frequentemente seus assuntos em ângulos ímpares - geralmente muito de acima ou de abaixo - para chocar o espectador.

O artista Alexander Rodchenko

Rodchenko nasceu em São Petersburgo, em 1891. No começo de 1900, a sua família mudou-se para Kazán, no Oeste de Rússia, onde Rodchenko logo entrou para uma Escola de Arte. Posteriormente, mudou-se para Moscou onde continuou o seu estude de Arte.
Alexander Rodchenko é um dos artistas russos mais versáteis dos anos 20 e 30. Como outros muitos artistas dessa época de fervor artístico, experimentou com diferentes técnicas de expressão artística, estudando a pintura, a fotomontagem e a fotografia em profundidade, com o fim de obter imagens sempre inovadoras.
Artista plástico, escultor, fotógrafo e designer gráfico russo. Rodchenko é uma figura central no panorama das vanguardas artísticas, um dos máximos expoentes da vanguarda soviética dos anos 20 e 30.
Foi um dos artistas mais versáteis do Construtivismo, movimento que surgiu após a Revolução Bolchevique. Suas imagens tem contribuído para a difusão de Construtivismo Soviético. Faleceu em 1956.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sobre o Interdisciplinar

Após as apresentações, e com raízes no primeiro semestre nosso grupo manteve a mesma formação. Assim começa mais um "Projeto Interdisciplinar" - 2010/ 1º Semestre - 2º Período com o tema: Design e Mobilidade: Fotografia.

O projeto Interdisciplinar tem como objetivo geral desenvolver um site com links para uma animação para web com 1 minuto, e uma para celular com 30 segundos de duração, a partir de um trabalho teórico sobre a construção da linguagem apresentada na produção do fotógrafo escolhido.

A escolha do nosso fotógrafo foi o artista russo Alexander Rodchenko, pois o que nos chamou a atenção foi o fato de que sua fotografia era socialmente engajada, inovadora, e oposta ao retrato estético da época. Ciente da necessidade de uma fotografia analítica, fotografou ângulos inusitados, para chocar o espectador. Utilizou as formas em evidência e figuras do dia-a-dia para compor as fotografias.

Assim demos início ao nosso trabalho desenvolvendo pesquisas de referência bibliográfica e iconográfica.

Postaremos o andamento do grupo sobre o estudo do fotógrafo e estaremos publicando o processo de pesquisa, criação e desenvolvimento em nosso blog, para que possam apreciar ainda mais a conclusão do nosso trabalho!